Explosões de pagers atingem o Líbano em ataque direcionado a membros do Hezbollah
- Aress Engenharia
- 17 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Dezenas de feridos: Pelo menos nove pessoas foram mortas e 2.800 ficaram feridas em um ataque que teve como alvo pagers mantidos por membros do grupo militante libanês Hezbollah apoiado pelo Irã em todo o Líbano na terça-feira, de acordo com o ministro da saúde do país. O embaixador do Irã no Líbano foi um dos feridos, de acordo com a mídia estatal iraniana.
O Hezbollah culpa Israel: O grupo disse que responsabiliza Israel pelas explosões mortais, em meio a tensões já aumentadas na região. O governo libanês também condenou o ataque como “agressão criminosa israelense”.
Nenhum comentário das IDF: O exército israelense, que vem realizando ataques retaliatórios com o Hezbollah há meses, disse que não comentaria os incidentes.
Hospitais lotados: pelo menos 170 feridos estão em estado crítico, disse o ministro da Saúde, e muitos hospitais no sul do Líbano excederam a capacidade .
Equipes de ambulância baseadas no norte do Líbano estão sendo enviadas para Beirute após as explosões de pagers, de acordo com a Associação Libanesa de Ambulâncias.
“Equipes de ambulâncias trabalhando no norte, nos centros de Trípoli e Qalamoun, foram para a capital para participar do trabalho de ambulância e transporte junto com as várias agências envolvidas”, disse a associação em um comunicado na terça-feira.
“A associação apela a todos os cidadãos para que facilitem o trabalho das equipas de ambulância”, acrescentou.
As explosões que mataram pelo menos nove pessoas, incluindo uma criança, e feriram cerca de 2.800 afetaram diversas áreas no Líbano, mas particularmente os subúrbios ao sul de Beirute, a capital, de acordo com as Forças de Segurança Interna do Líbano.
A mídia estatal NNA relatou que dispositivos de pager “hackeados” também explodiram nas cidades de Ali Al-Nahri e Riyaq, no vale central de Beqaa, no Líbano, causando um número significativo de feridos.
Commenti